Escolas inovadoras pelo mundo que você precisa conhecer

Escolas inovadoras pelo mundo que você precisa conhecer

Algumas escolas estão rompendo com as estruturas tradicionais de ensino, e o que muda, além do projeto pedagógico são os espaços físicos. Mas muito mais do que o apelo estético, os espaços educativos apresentados à seguir foram pensados para potencializar projetos pedagógicos que valorizam um olhar integral ao desenvolvimento da criança, que engajam comunidades locais no aprendizado e aproximam os pequenos da natureza.

  • Leia também: 

Qual o lugar do brincar frente ao fascínio da tecnologia?

Conheça:

Ørestad Gymnasium, em Copenhague, Dinamarca

O espaço da escola foi pensado para promover uma aprendizagem reflexiva e colaborativa, que se aplica através de uma variedade de estilos de ensino, seja trabalhando em pequenos grupos ou individualmente. Todo o espaço, que é aberto, é organizado em torno da escada central, o que proporciona múltiplas possibilidades de organização de aulas e encontros entre alunos e professores.

 

 

 

 

Plaza Ecópolis, em Madri, Espanha

A escola pública fica em uma região rodeada por infraestruturas de transporte da indústria e, por isso, seu objetivo principal trazer a sustentabilidade para o dia a dia dos alunos e discutir formas de melhorar o ecossistema urbano do local. A escola é um espaço público aberto à todos, e acessível aos habitantes do bairro.

Escola primária Hakusui, em Chiba Japão

O espaço – que foi pensado para transmitir às crianças a ideia de estar em uma “grande casa” – permite encontros e a interação de crianças com diferentes idades e diversos ritmos. Além disso, a natureza está integrada no local, que é um ambiente divertido para o dia a dia das crianças.

Escola Kwel Ka Baung, em Mae Sot, Tailândia

Localizada na fronteira entre Tailândia e Birmânia, a escola oferece educação às crianças de famílias vítimas de conflitos civis.  Toda a comunidade escolar foi envolvida na construção da escola.

Vittra Telefonplan, em Estocolmo, Suécia

Nessa escola, não existem as salas de aula, nem paredes. No lugar delas, há divisões espaciais que criam espaços educativos flexíveis.

Jardim de Infância do Cultivo, em Dong Nai, Vietnã

A escola infantil feita para os filhos de trabalhadores de uma fábrica de sapatos, e construída usando poucos recursos. Apesar disso, o espaço se destaca pela qualidade e abundância de espaços verdes, onde as crianças convivem com a natureza e aprendem sobre a importância da agricultura.

Colegio Pies Descalzos, em Cartagena, Colômbia

O espaço educativo, que é símbolo de orgulho da cidade, é muito mais do que uma escola, e tem funcionado como o epicentro de uma transformação local, fomentando novas alternativas de desenvolvimento pessoal e comunitário. O projeto arquitetônico iniciou a transformação urbana do local e converteu-se em símbolo e orgulho da cidade.

Family Box, em Pequim, China

Este centro se desenvolve a fim de criar um ambiente lúdico que estimula a curiosidade das crianças. O espaço interior é definido por cilindros de diferentes tamanhos e formas que se convertem em diferentes salas de aula da escola. O centro oferece um entorno educativo alegre, onde seus estudantes podem participar de uma diversidade de atividades e enriquecer sua imaginação.

 

Fonte: Catraca Livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *